top of page

O

FESTIVAL

              O FEMUFE é um evento muito querido na instituição, que faz parte da memória institucional. Ele compõe a história individual tanto dos alunos como dos servidores.

 

              O IFSP, assim como na época em que era CEFET ou mesmo Escola Técnica Federal, apesar de ser reconhecida como uma instituição de educação técnica e tecnológica carrega em seu currículo aspectos culturais relevantes para a vida dos alunos, preocupando-se também com a formação do estudante como um cidadão pensante.

 

              A história da música na instituição iniciou-se na década de 60, com o coral e banda instrumental de fanfarra. Também passou a ser presente em eventos esportivos, como os de integração. Durante a década de 70 ocorreram dois importantes fatos, sendo o primeiro a mudança para o atual endereço na Rua Pedro Vicente, e a disciplina de educação artística e foi dividida em três áreas: as artes plásticas, as artes cênicas e as artes musicais, e os alunos ingressantes deveria cursar uma dessas três. A partir desse ponto a música passou a ter grande importância para a instituição. Surge nessa mesma década o primeiro evento dedicado inteiramente a música, o Federal Show, que em meados da década de 70 muda de nome, passando a se chamar FEMUFE.

               Desde suas primeiras edições o FEMUFE funcionava da seguinte forma: Alunos e servidores se inscreviam suas canções para participar de forma individual ou coletiva. As músicas passavam pela avaliação de um corpo de jurados, composto por professores e especialistas em música. O público externo podia assistir presencialmente o evento, e as melhores músicas recebiam premiações.

              As incrições ocorriam na antiga Coordenadoria de Ações Complementares e na Coordenadoria de Apoio ao Estudante, através de um formulário preenchido com dados das canções e pessoas que iriam se apresentar. Naquela epoca, como não havia computadores, era necessário entregar junto à inscrição três vias da música em papel A4 e mais três cópias de fita cassete com as respectivas canções.

                 O evento continuou acontecendo de anualmente até o final da década de 90. Em 2016 foi resgatado pelo grupo do Arte Mundana, coordenado pelo professor da área de humanidades do IFSP Carlos Vinicius Veneziani dos Santos, e ocorreu ininterruptamente até o ano de 2020 quando mais uma vez foi paralisado, dessa vez por conta da pandemia de covid-19.

                      Nesse ano o evento foi retomado pelo Centro de Memória do IFSP junto com a Pró-reitoria de Extensão.

               A edição desse ano do FEMUFE será uma grande retomada, e acontecerá no Campus São Paulo, que é o local mais antigo da instituição! A ênfase sobre a sua condição de “mais antigo” indica que este é um espaço que passou por muitas transformações. O campus São Paulo compõe um território que é muito importante na vida econômica e sociocultural da cidade. Ele compartilha a rua Pedro Vicente com o colorido e os sabores da gastronomia, da diversa cultura boliviana e andina da Praça Kantuta, onde todos os domingos ocorre a tradicional Feira da Kantuta. Mas a região também abriga grande centro comercial. Há aproximadamente 700 metros do portão da rua Pedro Vicente, pode-se chegar à famosa Rua Valtier, no Pari, e a alguns kms da famosa Feira da madrugada do Pari/Brás, ambas fortes referências quando o assunto é comercio popular. Andando mais um pouco por esse território, será possível chegar à exuberante Pinacoteca do Estado, um dos mais importantes museu de arte do país. Ao lado dela está o Museu da Língua Portuguesa, onde os visitantes podem conhecer um pouco das histórias da nossa língua portuguesa! E o que dizer da lendária Estação da Luz, a mais importante estação ferroviária da cidade de São Paulo?!

Então não perca tempo. Participe do mais tradicional festival de música do maior Instituto Federal do país.

ESTACIONAMENTO 

Devido a limitações de espaço o estacionamento interno do campus é reservado apenas para funcionários do IFSP e convidados oficiais do evento. Porém é possível estacionar gratuitamente no lado externo do campus, próximo a portaria A na Rua Pedro Vicente. Há também o estacionamento do Shopping D (pago), que fica a 100 metros da portaria D do campus.

COMO CHEGAR

Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

Endereço: R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, 01109-010

ATIVIDADES
- Período de inscrições para apresentações:  27/10 a 10/11/2023
- Análise das inscrições pela comissão do FEMUFE 08/11/2023 a 13/11/2023
- Divulgação preliminar da programação: 13/11/2023
- Interpolação de recursos: 14/11/2023 a 15/11/2023
- Divulgação da programação final: 16/11/2023 - Line Up
- Evento: 25/11/2023

FAQS

FESTIVAL

CURTA O FESTIVAL SEM NENHUMA PREOCUPAÇÃO 
bottom of page